sábado, 13 de agosto de 2016

VIVER É UM RASGAR-SE E REMENDAR-SE.



APENAS PENSANDO!

O que seria um dia novo?

Vejo muitos posts no Facebook desejando um novo dia ou um dia novo, o que seria isso para cada um de nós?

Um questionamento ou uma afirmação, que apenas passa por nossos olhos, como uma saudação, ou apenas uma escrita simples sem maiores desejos?

Estou aqui pensando, após ler um destes posts, o que posso fazer para transformar o velho em novo?

Se for uma roupa, é preciso criatividade, olhar, analisar o que pode ser aproveitando e o deve, mesmo, ser descartado.

Depois desta primeira análise, descobrir o que me encantaria e ficaria harmônico, guardar o antigo e acrescentar algo que o torne mais atraente para o dia de hoje.

Sábado, hoje é sábado, decidi que não vou cozinhar...

Sábado, hoje é sábado, decidi que vou arrumar o cabelo, está horrível...

Sábado, hoje é sábado, decidi ficar de pernas para o ar...

E o que mudou para mim?

Ainda não sei... vou testar, se algo mudar deu certo; mas, será que apenas modificar a movimentação física vai servir de algo... não sei...

Vou fazer acontecer... buscar novas ideias e ideais... já é um caminho... para onde? Não sei!

Não vou cozinhar... vou no cabeleireiro... vou ficar de pernas para o ar...

Decidi também que vou SORRIR, descobrir o humor perdido, encontrar a felicidade... ela está ai, vestida com roupas velhas, mas também reformada com um toque de bom humor. O humor de novo e muito novo!

BOM SÁBADO A TODOS!

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

UNIVERSO CONJUGAL



Universo Conjugal
Há uns dias atrás assisti um documentário sobre o universo masculino, inegavelmente, após esse evento, ando observando a movimentação desse grupo sui generis a minha volta.
Algumas situações são bem fáceis e divertidas de classificar, por exemplo: o homem e o macho.
No dicionário fica bem clara a definição de macho, é um adjetivo, isto é dá qualidade ao objeto, ou seja, masculino, másculo, varonil; na linguagem popular define o individuo robusto, aquele de porte troncudo.
Como também define o animal do sexo masculino, neste ponto nos referimos aos bichos, mas dentro do conceito animal, também cabe a muitos da espécie bípede.
Outra definição interessante, também com referência a linguagem popular, seria o homem com qualidades viris, forte e, novamente, robusto. Essa referência é em relação à aparência física, nada que nos indique algo sobre a inteligência, assim como faz referência à necessidade de ser bom de cama, bom no sexo, ai lembro que os animais irracionais marcam território de posse. E pasmem também pode nomear molde de barro que se utiliza para fabricar peças ocas.
Quanto ao significado da palavra homem, esta já é classificada como substantivo, e tem a seguinte descrição: mamífero primata, bípede, sociável, se distingue de todos os outros animais pela faculdade da linguagem verbal e pelo desenvolvimento intelectual, passível de ser educado e desenvolver a ética e a moral.
No sentido coloquial também pode ser entendido como marido, companheiro sentimental de uma relação estável e respeitosa, um amante.
Somando essas definições ao documentário comentado no início, veio à minha mente algumas figuras características.
A mulher pensante, aquela que tem opinião própria, que se faz respeitar, e que define determinados padrões de convivência baseada no respeito mútuo não pode ser companheira de um macho; porque o macho tem ideias fixas, ele não aceita opinião e está longe de entender o sentido de partilhar as vivências dentro de uma relação.
Quando está dentro de seu grupo o macho exclui a fêmea e a humilha, achando que assim vai ser respeitado; mas, nos atuais dias, esse estereótipo, opinião preconcebida e comum que se impõe aos membros da coletividade e está em baixa, o mundo evolui e ele continua a arrastar correntes.
Geralmente o macho tem muitos amigos homens, porque não dá conta de conviver com mulheres, sem se achar no dever de “xavecá-las”, caso contrário pode ser excluído, expulso desse clube seleto. Inclusive quando se casa, não consegue ser fiel, qualquer situação diferente é motivo para dar uma escapulida. Então a mulher ideal para o macho é a submissa, aquela que tem medo até mesmo de dizer boa noite. Isso é triste!
Uma definição, no sentido coloquial, que me encantou: marido, companheiro sentimental que honra compromisso que assume ao formar a família, agindo com apreço, dignidade e respeito; entende o sentido de partilhar e dividir deveres e direitos. O homem também pode ser visto como o amante, que encanta com seu cavalheirismo, discrição e cuidados especiais.
A figura que me vem à mente quando penso no macho é daquele sujeito desprovido de semancol, que anda como uma tosca caricatura pela vida sem noção alguma de seu ridículo, e de repente mete as mãos nos meio das pernas e coça a região sem pudor ou educação respeitosa com aqueles que o rodeiam.
Ao contrário o homem é aquela figura encantadora, que pede licença, por favor, posso ajudar, etc. Ele não precisa estar vestido com maestria, pode estar de bermuda, camiseta e chinelo, mas ele é chique porque age com respeito, ele escuta as pessoas, ele defende sua família e não importa à opinião dos machos, afinal ele sabe o que é e não precisa provar isso a ninguém, apenas defende o que considera certo.
Porém os machos existem porque as amélias também ainda andam por aqui, então devemos nos livrar desse ranço preconceituoso e lutar por nossas personalidades latentes, fazer valer nossos direitos e deveres. O mundo está evoluindo e nosso passo precisa ficar ligeiro nessa movimentação surpreendente.
Seja qual for o relacionamento que desenvolvermos precisa ser baseado no respeito e no carinho, na cumplicidade de saber que seremos ouvidos e escutados, defendidos dentro dessa relação e admirados por nossos companheiros.
Nem sempre a macheza degradante é encontrada no papel do homem, também há relações inversas.
Vamos descobrir como é bom poder confiar no outro e perceber que nos unimos a alguém que nos valoriza e defende.
Estarmos, realmente, juntos, para o quer der e vier!
A confiança é a base da relação, de qualquer relação!

domingo, 7 de agosto de 2016

24a. BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

ESTAREI NO STAND DA ADELER COM A EDITORA LUMEN NOS DIAS:


- 02 DE SETEMBRO DAS 14 HORAS ÀS 19 HORAS; E


- NO DIA 03 DE SETEMBRO DAS 13 HORAS ÀS 15 HORAS,


COM UMA SURPRESA INCRÍVEL, UM NOVO LIVRO LINDO E QUE CONTA UMA HISTÓRIA INCRÍVEL QUE VAI INUNDAR NOSSOS CORAÇÕES DE ESPERANÇA E MUITO AMOR.


ESPERO POR VOCÊS COM MUITO CARINHO!