segunda-feira, 14 de março de 2011

GABRIELA DE SUSTO EM SUSTO


Essa menina da foto é a Gabriela, querida sobrinha, nascida para o mundo dos encarnados à 24 de agosto de 1982.

Gabriela foi assim: uma alegria e um susto na vida de todos; uma alegria porque a vida é sempre uma festa, aos olhos que amam, e um susto porque a mãe acreditava estar de seis meses e a bichinha danada estava para chegar.

Gabriela era uma criança assim: comprida e magrinha, com um longo cabelo quase loiro, olhos grandes e sempre, sempre, alerta a uma nova estrepolia.

Gabriela adolescente, era assim: um susto grande, cada dia uma história nova, cada dia uma descoberta nova, era um tremendo tornado ganhando força, e quano chegava ao seu máximo... Nossa! Eram detritos para todos os lados.

Foi nessa época que ela deciciu ser skatista, uma figura admirável de se ver, sempre muito magra e fininha, vestida com aquelas calças largas, camiseta, pelo menos uns tres números maior, o cabelo comprido, agora preso num rabo de cavalo, e lógico skate embaixo dos braços. Treinava, treinava e treinava, visava campeonatos, dividia a pista com moleques sarados e peitava a todos. No fim era a rainha do pedaço, e mais adiante com um pino no tornonezo.

Voces pensam que ela desistiu? Não mesmo, logo estava perfeita de novo, e com o mesmo skate embaixo dos pés, voava pelos ares, e aterrisava como um bólido. E nossos corações cada dia mais e mais abalado. Até que um novo tombo a fez refletir e desistir do esporte. Sofreu até, nesse tombo quebrou a mandíbula superior, mas... era a Gabriela.

Na juventude, mais precisamente na UNIP, cursando direito, ela conheceu o Luciano, o nosso querido Lu. Ele foi a resposta para a escuridão que, as vezes, a envolvia, então a Gabriela floresceu, cresceu, animou e realizou.

Mas... voces se lembram que ela nasceu de susto? E de susto em susto, ela construiu família. O primeiro a chegar foi o Marcelo, e quando olho para essa maravilha da criação divina, lembro de uma menina muito esperta e falante, ativa e saliente, amada e paparicada, então penso:
- É cópia fiel da mãe.

Voltando na infancia, mais ou menos aos sete anos dessa espoleta, no carnaval. Resolvemos fazer uma festinha para as crianças em casa, e para isso trouxemos do maleiro, aquelas coisas esquisitas que acabamos guardando pela vida afora, tipo: um chapéu coco, uma echarpe brilhante, um sapato de plataforma enorme, um vestido de baile, muitas bijouterias bregas, mas que na época eram da hora, etc. e aquela figurinha linda olhou para mim e disse:
- Tia do que voce vai me fantasiar?
Olhei bem para ela e fiquei imaginando, então veio a idéia:
- Bicho grilo.
- Gostei do nome e como se faz isso?
Bom... improvisamos uma saia longa, uma blusa colorida, cabelo solto e faixa na testa. Ficou linda! E ela gostou tanto que durante muito tempo só andou de bicho grilo, não importando a opinião dos outros. E quando alguém criticava, dizia de nariz em pé:
- Voce que não use!
Tenho tantas lembranças, que elas se atropelam, se misturam e eu apenas choro, porque sei que sentirei tantas saudades que meu coração já dói.

Gabriela sempre dando susto em todo mundo, nasceu o Cyro, uma peça, hoje com 2 anos e 3 meses, ele tem cara de bravo, baixinho, troncudinho, lindo, fofo, gostoso e muito amável.

Enquanto suspiravámos com o nascimento do Cyro, ela fazia a Rebeca, isso mesmo, onze meses de diferença, mas acredito que já estavámos acostumados e até mesmo felizes com a família crescendo. Por essa ocasião, ela morava em Campo Grande e andava bastante triste de estar longe de todos, passando muitas dificuldades financeiras; mas Deus sempre nos socorre e não foi diferente com nossa menina, ela e o Lu encontraram emprego em Araraquara através de uma amiga.

E por aqui estavam eles há cinco meses, melhorando de vida, conseguindo se reerguer financeiramente, morando em uma casa muito confortável, acolhedora, iluminada e feliz.

Gabriela quando chegou de Campo Grande estava muito magra, mas muito magra mesmo, pálida, com olheiras profundas emoldurando olhos que pareciam maiores, no Natal já estava melhor, e agora na segunda e terça-feira de Carnaval ela estava muito bonita, nos disse que engordou 9 kgs., ainda brinquei com ela e perguntei:
- Como voce conseguiu esse bumbumzão, voce nunca teve?
- Ando malhando, tia, em academia e comendo direito.
Brincando falei:
- Tá até parecendo o meu.
- Ah! Mas o seu já está começando a despencar. (RS)
Ainda brincando dei um tapa no traseiro dela, e rimos muito.

Sábado, dia 12 de março de 2011, estava no Novo Shoping com minha família, quando recebi a notícia mais triste de minha vida: Gabriela estava morta.

A impressão inicial era que alguém estava fazendo uma piada de mau gosto, afinal ela tinha apenas 28 anos e eu a tinha visto outro dia, linda e saudável.

Depois fiquei brava, muito brava, não sei mesmo com o que, não era com Deus, com a vida, com a minha menina, com nada, apenas estava muito brava.

Depois senti uma urgencia enorme de ir para Araraquara, e tudo me parecia lerdo, lento, arrastado... o tempo não passava e a estrada não acabava. Quando chegamos e encontramos o Lu na Delegacia, pois ela morreu em casa, aí vi que realmente era verdade, a menina de olhos grandes não estava mais entre nós... então tudo virou uma grande tristeza, mas muito grande mesmo, que anda me cobrando lugar na vida, eu quero muito ser capaz de faze-la saudável.

Hoje, é dia 14 de março de 2011, e já consigo pensar que está apenas desencarnada, não mais morta, que ela vive em um mundo melhor, guardada pelos anjos do Senhor, e um dia quando eu partir para lá, ela estará me recepcionando.

Só sei nesse momento que a amo muito, minha menina dos olhos grandes e desejo a voce a paz daquele que retornou para casa.

Vá! Vá com Deus Linda Flor da Manhã!


"E no final das contas não são os anos
em sua vida que contam.
É a vida nos seus anos."
(Abraham Lincoln)