quarta-feira, 6 de julho de 2016

O MUNDO É LUZ QUE NOS DESPERTA

“O mundo é luz que nos desperta, que nos envolve e possibilita excelentes oportunidades de educação para o espírito eterno, mas acima de tudo é o reflexo do amor de Deus por cada um de seus filhos.” do livro “O silêncio de um olhar”, de Vinicius (Pedro de Camargo), psicografia de Eliane Macarini.
Olhando a capa deste livro resolvi folheá-lo, sempre faço com todos do qual participei como médium de psicografia, e ao abri-lo aleatoriamente, me deparei com o paragrafo acima, me emocionei, não lembrava de ter lido ou mesmo participado da escrita desta frase incrível.
Sentada em cadeira confortável no corredor de minha casa, observando meu pé de jabuticaba, plantado num vaso, lindo, com os galhos desafiando os próprios limites, livres em direção ao céu de um azul incrível, salpicado de nuvens brancas e leves, reflexionei sobre a própria condição humana, habitantes de um orbe de beleza indescritível, com possibilidades ilimitadas de crescimento pessoal e comunitário, e mesmo assim andamos tropeçando nas próprias pernas.
De onde vem tanta insegurança, tanta insatisfação, tanto desamor pelas criaturas de Deus, incluindo nós mesmos?
Por que não conseguimos nem mesmo compreender o amor de Deus por nós, filhos diletos, amados, agraciados com o princípio inteligente?
Por que o orgulho e a vaidade têm sempre que embaçar nossas virtudes latentes?
Por que escolhemos sofrer demasiado se podemos apenas ser felizes?
O que há ainda de tão atraente na materialidade que nos rouba a lucidez diante de escolhas até mesmo simples e inocentes?
Por que não percebemos que apenas o progresso material não nos liberta, mas que precisamos com urgência acordar consciência para nossa origem divina?
Por que nos é tão fácil adquirir conhecimentos, armazenar informações, mas tão difícil perceber que o processo de educação se faz usando a razão nas escolhas do que é salutar ou não, e após esta ação aplicar em nossas vidas, transformando amarras em instrumentos de evolução?
“O mundo é luz que nos desperta…”, onde está esta luz?
Nos caminhos tortuosos, nos momentos de alegria, no piar de um pássaro que posa nos galhos de uma jabuticabeira aprisionada num vaso, no sorriso de uma criança, no desabrochar de uma flor, no céu azul ou tempestuoso, na tela de um computador, no despertar pela manhã quando abrimos os olhos para um novo alvorecer?
Falando apenas da superfície da luz, mas para enxerga-la precisamos estar atentos a nós mesmos.
Orai e Vigia nos aconselhou o mestre amado, orai e elevai o vosso pensamento ao Bem Maior, vigiai os vossos pensamentos para que eles possam estar num padrão de energia melhor, assim podemos viver mais livres e felizes.
Exercitar bons sentimentos, mesmo nos momentos de crise, quando perdemos a noção do bem pensar.
Exercitar o amor incondicional, evitar criticar vazias, julgar o que não entendemos, blasfemar porque não aceitamos as consequências de nossas escolhas, desejar o mal porque o bem nos foge ao sentir, assim estaremos nos afastando do mal aparente e passaremos a alimentar o bem, auxiliando a nós mesmos e ao orbe amado.
Ah! Vaidade e orgulho, Fora de nossa mente e de nosso coração!
Um repórter entrevistava Madre Teresa de Calcutá e a elogiou:
– Admiro a sua humildade, isso me inspira!
Ela arregalou os olhos, admirada sorriu tristonha:
– Humildade, meu filho? Vou confessar a você, ainda sou tão prepotente que, às vezes, ainda penso que o trabalho que faço é em nome de Jesus.
Luz do Pai, cada um de nós foi criado por Ele, então não podemos duvidar de nossa capacidade de amar, Jesus nos alertou: “Sois deuses e podeis fazer muito mais do que faço.”.
O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcançável.
Para os temerosos, o desconhecido.
Para os valentes é a oportunidade.
(Victor Hugo)

O BRASIL E A ESPERANÇA

Mensagem recebida pela médium Eliane Macarini no dia 05 de julho de 2016.
Boa noite, meus irmãos desta terra de bênçãos, o BRASIL!
            Trabalhamos ao lado de todos aqueles que firmes em seus propósitos buscam uma situação melhor para todos os brasileiros. A luta a favor do bem deve ser travada com consciência e amor e perdão.
            Não devemos esquecer nunca que a bondade e a caridade nunca deve se revestir de omissão, pois assim a verdade estará comprometida.
Ser bondoso é buscar o conhecimento necessário, que nos embasarão as escolhas feitas, pois esclarecidos temos a capacidade de entender de forma mais lúcidas tudo que nos acontece, a nível pessoal e comunitário.
Ser bondoso é estar atuante com as forças do bem, esperando sempre que a paz seja o norte desta batalha, ainda que terrena.
O país passa por momentos traumáticos oriundos de nossa omissão frente às necessidades cívicas, pois cada cidadão é responsável na defesa de seus direitos e de seus deveres.
O país enfrenta uma grande falange, encarnada e desencarnada, que foi alimentada por nossas energias menos salutares. Agora, nesse momento histórico, a humanidade se levanta em busca da reparação, mas que essa reparação esteja envolvida em sentimentos mais nobres, descartadas emoções nobres como a vingança.
Continuar omisso não resolverá problemas, as comunidades espíritas ainda alimentam comportamento bastante questionável quando se recusam a buscar e cobrar novas atitudes de seus representantes de forma mais ativa, acreditando erroneamente que ser pacífico é sinônimo de passivo.
Não é raro ouvirmos, admirados e entristecidos, a desculpa que a Providência Divina, resolverá para nós, sem lutas pessoais, os enganos cometidos. Enfrentamento dos problemas criados por nós mesmos, com atitudes pacíficas, mas firmes, é exercício de evolução e reparação, dessa forma estaremos respeitando as Leis Morais.
A questão n º 573 de O Livro dos Espíritos é bastante clara sobre o assunto: "Em que consiste a missão dos Espíritos Encarnados? - Em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais". Ora, como melhorar as instituições sem estar nelas, ou ao lado delas, dando o exemplo de comprometimento com o bem coletivo?
A união nos fortalece o ânimo e o espírito se engrandece quando decidimos buscar novas formas de responder a antigas questões. A triste e desequilibrada herança do Brasil precisa ser erradicada de nosso convívio passivo, a preguiça de batalhar em busca de defender a si mesmo e ao seu próximo também. Não mais aceitarmos o popular pensamento da triste Lei de Gerson, que propõe ao cidadão comum estar sempre levando vantagens, mesmo quando não merecedor desse sucesso.
Ser espírita não é apenas ser contemplativo, observador dos acontecimentos; ser espírita é assumir seu papel diante de suas responsabilidades, é sair da famigerada zona de conforto e caminhar pelo mundo de forma ativa e equilibrada.
Outra questão de O Livros dos Espíritos nos esclarece: "932. Por que, no mundo, tão amiúde a influência dos maus sobrepuja a dos bons? Por fraqueza destes. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão.”
Não devemos esquecer que o mal alimenta o mal, e a omissão é estado de inércia, da qual as falanges ignorantes do bem se alimentam; assim como não devemos esquecer que o bem alimenta o bem, e transforma cada um de nós em células ativas que farão do todo a Luz do Mundo.
Martin Luther King proferiu as seguintes palavras no bem: “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.”
Lutar a boa batalha é honrar ao Pai com o uso da inteligência que nos direciona ao caminho reto, esquecer essa nossa obrigação moral é ser conivente com o mal.
“É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais”, esta frase de Martin Luther King, espelha de forma concisa o momento que vivemos, nossa atenção a nosso próprio pensamentos, aos nossos desejos e necessidades, deve ser a principal meta de nosso vigiar. Somente o justo e o bom deverão estar à frente da humanidade, pois será seu modelo e líder, aquele que nos norteará ao bem verdadeiro, e essa escolha tem somente uma origem o vosso pensamento educado.

Estamos ao lado da humanidade e daqueles que honram o seu lugar na casa do Pai, manifestar a sua dor em busca da liberdade e da felicidade da humanidade é dever de todo espírita. Lembremos que o caminho da moral passa pela vivência da ética, fazer cumprir as leis civis, que regem a vossa sociedade, ser fiel àqueles que se dedicam a esse míster com honra e amor é estar em franca evolução ética e moral.
Queridos amigos de todos os segmentos religiosos, ou mesmo aqueles que professam a não crença em Deus, uni-vos em benefício de vossa humanidade, uni-vos em benefício de vosso país, oremos com amor e fé, mas com ação e exercício salutar de nossa inteligência.
Estar ao lado do Pai é saber também a hora de se levantar e buscar o equilíbrio de vossa sociedade civil, nosso amado Brasil vive momentos traumáticos originados na inércia dos vícios sociais e materiais, as situações, com certeza ainda se agravaram, mas a fé e a esperança não devem ser relegadas ao esquecimento. Lembrai-vos de vossa parte nesta bendita caminhada redentora, vos pedimos firmeza e ação pacífica, levantai-vos do marasmo à espera de milagres inexistentes, Deus, nosso amigo e pai amoroso, já nos contemplou com os instrumentos necessários para que voltemos ao caminho da redenção pessoal e comunitária.
Oremos e nos lembremos da palavra de nosso amado mestre Jesus: Vós sois Deuses e se o quiserdes podereis fazer o que eu faço e muito mais...”
Aos desequilibrados e irresponsáveis nossas orações fiéis ao amor e perdão, sem esquecer que cada um deles necessita do aprendizado redentor, respeitar vossas leis, vossos direitos e vossos deveres.
Aos irmãos que buscam consolidar o bem social, em busca da ética que regulará as vossas ações, nossos agradecimentos e a certeza de estarmos juntos neste bendito momento.
Solicitamos ao Pai Maior e nosso querido irmão Jesus bênçãos de luz e paz para a vossa humanidade.
Despedimo-nos de vós, deixando a esperança na voz de Augusto dos Anjos:
“A Esperança não murcha, ela não cansa,
Também como ela não sucumbe a Crença,
Vão-se sonhos nas asas da Descrença,
Voltam sonhos nas asas da Esperança.”


Com carinho de Pedro de Camargo e equipe socorrista