segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Contos e Encantos: PRECONCEITO? QUEM TEM?

Contos e Encantos: PRECONCEITO? QUEM TEM?

PRECONCEITO? QUEM TEM?




Uma situação triste acontece quando alguém acredita estar na posição irrefletida de julgar, criticar, culpar e chegar ao extremo de sentir-se no direito de castigar o outro. Não há desculpas para este ato prepotente e desequilibrado, e quando ele está baseado no preconceito, seja lá do que for, mostra apenas a ignorância daquele que transita neste mundo obscuro e caótico, resultado de uma mente que perverte conceitos e valores morais e éticos.
A palavra pre+conceito por si só já define a sua função diante de determinadas situações, ou seja, definir uma ideia como verdadeira sem ter conhecimento para tanto. No dicionário encontramos uma longa e lúcida definição, resumindo:
·       Conceito ou opinião formado antes de ter os conhecimentos adequados.  
·       Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 
·       Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem.
·       Sociologia: Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. 
·       Preconceito de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. 
·       preconceito racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. 
·       Preconceito religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.
Ou seja, nada racional, nada pensado e nem refletido, apenas a manifestação sem lógica de uma ideia que não foi abalizada sobre fatos reais, apenas o entendimento, ou falta dele, sobre um assunto que se recusou a passar pela inteligência em formação daquele que emitiu seu parecer acreditando ser o dono da vontade alheia.
Todo indivíduo que passa por um processo condicionador elimina de sua mente a capacidade de pensar e formar opinião própria. Num triste processo social de condicionamento dentro de ideias emitidas por determinados grupos e reforçados de tempos em tempos por grupos afins, acaba por serem disseminadas inverdades que conflitam com a liberdade de escolha, por exemplo, de grupos denominados na atualidade de minorias.
O termo “minorias” é usado de forma genérica para fazer referência a grupos sociais específicos que são entendidos como integrantes de uma menor parte da população, diferenciados por suas características étnicas, religiosas, cor de pele, país de origem, situação econômica, limitações físicas ou mentais, etc... Se discutirmos este etc., teremos mais uma longa e triste relação de comportamentos descabidos de alguns para com esses desafortunados sociais.
Pensando no assunto, a definição “minoria” já é uma forma de preconceito, pois o direito de cidadão, do ser humano não deve restringi-lo a quantidade de indivíduos que vivem histórias semelhantes, em minha opinião ainda tão desprovida de entendimento, a segregação social só acontece porque existem grupos de pessoas radicalizadas por ideias formadas a partir de seus próprios temores e ignorância.
E esse grupo na realidade é o foco de meu preconceito a respeito de uma situação da qual o meu entendimento é bastante precário, não consigo visualizar uma situação na qual um ser pretensamente humano maltrata outro porque ele não satisfaz as suas expectativas, sejam elas de qualquer forma.
Esta semana tivemos vários casos tornados públicos, porque o alvo dessas atitudes ignorantes foram pessoas famosas por suas carreiras, pessoas públicas, que sabem que possuem direitos e deveres como cidadãos, mas... e no dia a dia? Na movimentação normal da vida, quando o preconceito é velado por atitudes justificadas pelo próprio contesto social, vocês querem um exemplo?
Observem a si mesmo nesta movimentação considerada normal, quando você atravessa a rua, mudando de calçada simplesmente porque “achou” que a pessoa que vem ao seu encontro é um meliante, por quê? A cor da pele, a maneira como anda, as vestimentas, os óculos, porque está cantando alto... etc... etc... etc...?
Observando imagens de noticiários que falam sobre estes discutidos casos de preconceito, observei consternada que a fisionomia dessas pessoas transmitia raiva, ódio, ferocidade; expressão triste de desequilíbrio insano diante daquilo que nem mesmo sabe o que é; para num momento seguinte, filmado pelas câmeras de veículos de comunicação, esconderem-se entre os braços de alguém e cobrir a face num casaco mal colocado, demonstrando covardia e irreflexão sobre o próprio ato. Percebe-se que o descaso a respeito do outro, sobre os direitos do outro, nem ao menos passou por um momento de conflito interior, mas houve uma permissão hedionda de ferir e humilhar, sem motivo aparente, acreditando que as consequências não viriam bater a sua porta.
Enquanto houver julgamento nosso para com o outro sem razão, sem movimentação de nosso princípio inteligente haverá ofensas traumáticas contra aquele que não entendemos, não haverá a tão aclamada evolução de nosso mundão de Deus, porque estaremos sempre em busca de desculpas esfarrapadas como nossa própria mente.
Livrar-se da dor é também livrar-se do ranço que acaba por nos limitar a felicidade tão sonhada.
Libertar-se de jugos leves ou pesados e desfazer-se do velho e antigo pensar e buscar instrução, conhecimento, num constante processo de educação de si mesmo, é fácil?
E o que é fácil para seres ainda egoístas? Mas... possível... sempre!

"O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade."  Betinho


domingo, 8 de novembro de 2015

Comentário de Kely Garcia sobre o livro "SEMPRE HÀ VIDA"

Finalizado mais uma leitura Livro : Sempre há Vida - querida Eliane Macarini

Foi uma leitura super fácil onde os personagens vive um drama entre família , vindo de vidas passadas , gostei bastante recomento

Otávio era um homem de personalidade forte. Machista e alcoólatra, ele era casado com Vera. Juntos tinham um filho, Hugo, que desde pequeno dava sinais de que era um menino diferente dos outros. Vera casara-se muito cedo com a ilusão de que seria feliz, de que teria uma família harmoniosa e tranquila, mas, com o passar do tempo, Otávio foi se mostrando cada dia mais intolerante e violento. A história dessa família muda completamente quando Otávio vai parar no hospital em coma alcoólico, o que provocou a descoberta de uma série de problemas de saúde - físicos e mentais. Vera, então, passa a contar com o apoio irrestrito de um casal de amigos e de Caio, dono da academia aonde Otávio havia levado Hugo para aprender futebol. Vera conhece a doutrina espírita, o que a faz repensar sua vida e refletir se deveria mesmo continuar ao lado de um homem que tanto a maltratava. Otávio, mesmo em um leito hospitalar, ainda cultivava uma intensa raiva por Vera. A explicação viria das vidas anteriores... Neste Sempre há Vida, o espírito Maurício, pela psicografia de Eliane Macarini, vai nos ensinar a importância do amor, da tolerância e da paciência como ferramentas fundamentais para o nosso crescimento espiritual.

________________Trechos marcantes :

Os verdadeiros laços de família não são portanto, os da consanguinidade , mas os da simpatia e da comunhão de pensamentos , que unem os Espíritos , antes, durante e apos a encarnação.

Seja o que for que o futuro te reserva , a cada minuto você pode decidir isso.Jesus nos disse que o mundo será dos mansos e pacíficos, e que nosso fardo nunca será maior do que podemos carregar, então , precisamos acreditar em nós mesmos e tenho certeza de que você sera muito feliz.

_____________Evangelho Segundo o Espiritismo , capituloXII - O ódio

FÉNELON
Bordeaux, 1861


10 – Amai-vos uns aos outros, e sereis felizes. Tratai sobretudo de amar aos que vos provocam indiferença, ódio e desprezo. O Cristo, que deveis tornar o vosso modelo, deu-vos o exemplo dessa abnegação: missionário do amor, amou até dar o sangue e a própria vida. O sacrifício de amar os que vos ultrajam e perseguem é penoso, mas é isso, precisamente, o que vos torna superiores a eles. Se vós os odiásseis como eles vos odeiam, não valereis mais do que eles. É essa a hóstia imaculada que ofereceis a Deus, no altar de vossos corações, hóstia de agradável fragrância, cujos perfumes sobem até Ele.

Mas embora lei do amor nos mande amar indistintamente todos os nossos irmãos, não endurece o coração para os maus procedimentos. É essa, pelo contrário, a prova mais penosa. Eu o sei, pois durante minha última existência terrena experimentei essa tortura. Mas Deus existe, e pune, nesta e na outra vida, os que não cumprem a lei do amor. Não vos esqueçais, meus queridos filhos, de que o amor nos aproxima de Deus,e o ódio nos afasta dele.
 — sentindo-se satisfeita.

Comentário de Maria Helena Moraes sobre o livro "SEMPRE HÀ VIDA"


Finalizada a prazerosa leitura do livro SEMPRE HÁ VIDA,mimo que recebi do coração generoso ,de nossa querida Eliane Macarini.

Um livro de leitura fácil e agradável,com um enredo de amor e ódio, tendo sua origem em vidas anteriores.

Todos os personagens envolvidos,Otávio,Vera,Caio,Ivan ,Hugo entre outros,através da consoladora Doutrina dos Espíritos,aprendem a praticar o poder da fé e da oração sincera,chegando ao ato benéfico do perdão!
------------------------------------------------------------------------------
***A lição assimilada é:

Somente através da prática do amor e do perdão sincero, conseguimos vencer nossas pendências e evoluir como espíritos devedores , que venceu o grande desafio de sua existência terrena.
As belas mensagens de amor e perdão nele contidos, abrem nossos corações para a tolerância e a paciência!
-----------------------------------------------------------------------------------
Entre muitos trechos lindos e mensagens maravilhosas do Evangelho Segundo o Espiritismo destaco:

“Somos únicos no processo de aprendizagem evolutiva, e nossas vivências,entre um plano e outro,nos encaminham para determinadas situações que deveremos viver com respeito e dignidade.”
Livro maravilhoso!
Indico a todos!
Obrigada Eliane Macarine por essa leitura edificante!
Deus abençoe seu trabalho de amor,juntamente com o espírito Mauricio