quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FORA PRECONCEITO!

Preconceito é mesmo uma coisa danada de destrutiva. Estou comentando o assunto porque volta e meia nós nos deparamos com situações que até podem nos soar como verdades inquestionáveis, e mesmo não preconceituosas, então lá está a idéia preconcebida e negativa sobre um assunto, que até nos parece NATURAL e acabamos por não questionar nossa maneira de agir e pensar.
Hoje fui fazer um exame médico, e enquanto não chegava a minha vez, fiquei observando uma conversa entre um casal, e foi mais ou menos assim:
- Olha o jornal, eu te falei que o assunto será só esse por um bom tempo. - Comentou o senhor apontado a manchete do jornal, o assunto: os desabamentos de morros no estado do Rio de Janeiro.
- É eu sei, aquilo lá não tem jeito mesmo, nem o exércíto deu jeito. - Completou a senhora.
- O exercíto não deu jeito, mas Deus dá. Aquilo é terra do diabo, será como Sodoma e Gomorra, só assim, matando aquele povo sem Deus, é que haverá solução. E olhem que aqui escrevi diabo com d minusculo, porque soou para mim com letra maiuscula.
E além do mais, eu não acredito nem mesmo na existência do diabo, eu acredito na criação divina, e estar lá na retaguarda moral de nossa origem é apenas resultado doloroso da maneira em que enxergamos nossas dificuldades, portanto temporário.
Meu Deus! Quem me conhece, pode imaginar o tamanho do balde de água que precisei segurar na boca, para não complicar mais ainda essa vida.
As vezes fico aqui imaginando as consequências de tantos pensamentos desencontrados e tantas idéias atrapalhadas que acabamos por alimentar em nossas mentes.
Afinal de contas, o que Deus tem com isso?
Ele nos deu um planeta saudável para morarmos e nos dotou do princípio inteligente, para o desenvolvermos e fazer escolhas melhores. Ainda estamos em treinamento, e um dos mais salutares exercícios é despertar nossa compaixão por aqueles que sofrem, e não julgar se merecem ou não essa piedade fraternal.
Olhar a desgraça acontecida e simplesmente imaginar que "foi bem feito"para aquele que a sofre, é estar aquém de nossa origem divina.
Já está mais do que na hora de acordarmos para entender a necessidade de modificar nossa relação com a própria vida, sair da mesmice hipócrita e triste, baseada em uma pseudo-bondade, que estamos muito longe de possuir e, lutar, mas lutar mesmo, contra a nossa ignorância moral.
A crítica positiva vem acompanhada de soluções, ou pelo menos de boas idéias para auxiliar na transformação de nosso mundo, e estou falando de nosso mundo interior, o que nos facultará a boa mensagem para um mundo novo.
Além de procurarmos em nossos armários, muitas vezes, abarrotados de coisas que não nos serve para nada, além de ocupar espaço, alimentando nossa vaidade de proprietários, vamos também desencraquelar nossos corações empedernidos de conceitos pré fabricados pela nossa descrença pessoal em nós mesmos, exercitando assim o que Nosso Amado Mestre JESUS (com letra maiuscula) nos aconselhou amavelmete:

AMAR A DEUS SOBRE TODAS COISAS E AO SEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda.